2013: Ano da Juventude – Tema da Campanha da Fraternidade
Professor: Rafael
Magno Noronha = ]
Projeto Macro no Ensino
Médio:
1.
Teatro – JUVENTUDE – Olhar a história
faz parte do seu mundo
Proposta temática: os
alunos pesquisarem sobre juventude no século XX e apresentarem com esse olhar uma década
(músicas, ideologias da época, à 1º semestre.
Apresentação
do teatro em 11 e / ou 14 de Junho
– um dia para cada equipe.
As
apresentações serão realizadas no horário da pastoral para
que a equipe possa ver e posteriormente discutir e melhorar para apresentação na
Jornada. Em sala de aula (com a apresentação na
PASTORAL) este trabalho valerá 4,0.
Caprichem
e se organizem muito bem!
PARA A JORNADA: As equipes deverão entregar até
13 de Setembro um roteiro definitivo e escolhido com a fala dos personagens e o
nome definitivo dos integrantes na hora do intervalo para o professor Rafael =
]
Em
relação ao tema:
-
Liberdade de contexto.
-
Complexidade no tema.
- Perigo
na tentação de usar artifícios clichês.
- Desafio
para superar a criatividade.
- Nada
que ofenda a espiritualidade salesiana e cristã.
- Fuja de
temas polêmicas, como abordo, castidade, pena de morte...
- Também
não seja piegas: “vamos todos dar as mãos e vamos juntos mudar o mundo com
Cristo”
A questão
não é ser fácil, pois quanto maior o desafio maior a possibilidade de superação
e de não se repetir ideias anteriores.
Proposta:
1.
Qual a
inovação que sua Equipe propõe?
2.
Qual a
surpresa?
3.
Qual o
“pulo do gato”?
A
inovação estará no texto? No formato do teatro? Ele será tradicional? Ele será
pós-moderno? O teatro terá 4 paredes ou 3 paredes? Será um musical? Não terá
falas?
Dicas:
·
Lembre-se
que a apresentação final será feita na JORNADA, portanto:
1.
O teatro
precisa ser compreendido do 6º ano ao 3º ano EM.
2.
Não
se esqueça de que estamos na escola e que além de valer nota para
disciplina de História, é para a Jornada.
3.
A
apresentação valendo nota será no auditório no horário da pastoral.
4.
Lembre-se que na Jornada ele é
apresentado na Quadra:
·
Atenção
ao volume da voz e à postura no palco.
Eu estarei atendo em relação ao contexto histórico escolhido pelos
grupos e me disponho a ajudar no que for preciso, desde que combinado antes.
Atenção
·
Faça um
teatro “leve”.
·
É teatro,
não é aula de História.
·
A
História é apenas pano de fundo (contexto) – mas pensem em jovens que mudam a
História.
·
Avaliarei: apresentação, tempo, organização (e
agilidade para se arrumar, para arrumar o cenário, limpeza do
palco, organização das cadeiras do auditório etc – obviamente, que o 1º grupo
se arruma primeiro, assim que o sinal da aula bater) e disciplina (na
apresentação dos grupos, nos corredores, durante a aula, nas saídas e
entradas no auditório – se sair para se arrumar, cuidado para não atrapalhar
o grupo que está se apresentando, nos vestiários, etc). No dia da
apresentação, usar os banheiros de baixo!!!! = ]
|
Roteiro do Teatro (fonte:times
new Roman ou arial – tamanho:12, alinhamento: justificado – cor: preta) – entregar no dia da apresentação para
a Avaliação de História (11 ou 14 de Junho) e no dia 13 de Setembro entregar reformulado e com
os nomes definitivos o roteiro final para a JORNADA.
® Capa:
·
No alto
da página – Nome do GRUPO (inventem o nome) e Nome da Equipe (Vida ou Paz)
·
No centro
da página – Nome da Peça de Teatro
·
Abaixo do
Nome da Peça de Teatro – Colocar disciplina / nome do professor / série
·
No final
da página: Nome da Escola e ano
® Desenvolvimento:
·
Primeira
Página: Nome dos personagens e dos alunos. O grupo poderá escolher dois alunos
(não mais do que dois) para fazer trabalho de apoio: SONOPLASTIA e ASSISTÊNCIA
(mais do que isso somente se houver uma justificativa por escrito). Os nomes
deles deverão aparecer logo abaixo da lista de personagens e assim como os
outros alunos, deverão participar igualmente – da criação aos ensaios.
·
Páginas
seguintes: roteiro com as falas, as ações e as músicas usadas.
·
Regras: tempo de duração de 10 minutos no mínimo e de 15
minutos no máximo; a peça deverá se passar em uma das décadas do século
XX colocadas em anexo (qualquer dia ou dias); as músicas usadas deverão ser
rigorosamente do mesmo período; o figurino deverá ser próximo do contexto da
década; se o grupo optar por cenário deve ter atenção ao tempo histórico;
·
Dicas: comecem definindo a data em que a história vai
se passar e pesquisem tudo que puderem sobre o dia (ou dias). Tomem cuidado com
as gírias e a linguagem, pesquisem as gírias da década escolhida. Tracem um
perfil dos personagens e dos gostos de cada um, relacionado com a época, claro.
Criem uma história interessante (romântica? Divertida? Misteriosa?), que
pudesse ter acontecido em algum dia da época escolhida dentro do tema, mas não
seja clichê, pois é uma peça de teatro, não uma aula de História, pois
aprenderemos com coisas implícitas.
Observações
e dicas:
·
Ensaiar
postura no palco e pronúncia;
·
Não ficar
de costas para a plateia;
·
Falar de
devagar, articulando bem as palavras;
·
Verificar
antes se vai precisar de microfone;
·
Uma boa
trilha sonora sempre enriquece o teatro;
·
NA JORNADA - Faça uma sinopse da peça para os
jurados – isso ajuda para que eles possam entender a mensagem do grupo, afinal
não basta agradar apenas sua equipe!
·
PARA A JORNADA – Não envolva os mesmos alunos no
teatro e na transformação.
·
NA JORNADA - Pensar bem como usará o palco e o espaço
da quadra, lembre-se que nossa acústica não é a mais interessante para teatro.
O que vem por aí...
1.
Festival do Minuto – 4,0
2.
TEMA: Jornada Mundial da Juventude Faz
Parte do Seu Mundo.
3.
Não
bastar compreender algo maior (isso feito com o teatro) é preciso entender a
partir de uma aproximação maior e isso será feito com a temática da JMJ à 2º semestre (Agosto).
AGUARDEM, mas organizem ideias, imagens, gravações,
etc...
TORRE COPOS –
selecionem alunos e comecem a treinar! Mais informações em breve!
DÉCADAS
Período
pós Guerra Mundial, encerrado com a crise de 1929.
No
Brasil, viva-se o final da República do Café com Leite e começava o modernismo.
“Uma década de prosperidade e liberdade,
animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas - mulheres
modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento
e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.”
Década de 40
No
mundo, temos a 2ª Guerra Mundial e na segunda metade da década um ensaio para a
Guerra Fria.
No
nosso país chegou ao fim o Governo de Getúlio Vargas, iniciando um longo
período liberal.
“Nesta década, foi criado
o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga.
Foram também estabelecidos a ONU, o FMI e o Banco Mundial. Tem início
o Plano Marshall, de
recuperação econômica da Europa pós-guerra,
como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.
A moda feminina
dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que
o cinema hollywoodiano mostrava
beldades como Rita Hayworth,Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre
outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos
40 que Marilyn Monroe surgiu
pela primeira vez nas telinhas.”
Década de 50
No Brasil e no mundo
vive-se a chamada Era de Ouro, tanto na economia como na cultura. Os jovens
passam a explorar mais a juventude e a ideia de “curtir” mais essa fase.
“A Guerra Fria, travada entre os Estados
Unidos e a então União Soviética ficou marcada, durante os anos 50, pelo início
da corrida espacial, uma verdadeira competição entre os dois países pela
liderança na exploração do espaço.
A ficção científica e todos os temas espaciais
passaram a ser associados a modernidade e foram muito usados.
Os Estados Unidos estavam vivendo um momento de
prosperidade e confiança. Isso fez surgir, durante esse período, uma juventude
abastada e consumista, que vivia com o conforto que a modernidade lhes
oferecia.
A televisão se popularizou e permitia que as
pessoas assistissem aos acontecimentos que cercavam os ricos e famosos, que
viviam de luxo, prazer e elegância, como o casamento da atriz Grace Kelly com o
príncipe Rainier de Mônaco.”
O auge da Guerra Fria
com a Guerra do Vietnã, explodindo movimentos juvenis em todo o mundo.
No Brasil tem início
à Ditadura Militar. No mundo o rock and roll
ganha força.
“Os anos 60, acima de tudo, viveram uma
explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que
influenciados pelas ideias de liberdade da chamada geração beat, começavam a se
opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em
bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas
mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da
década.”
Década de 70
O Brasil vivia ainda a Ditadura Militar.
Tropicalismo e Movimento Hippie marcam este contexto. Além
das discotecas.
“Foi a época em que aconteceu a
crise do petróleo, o que levou os Estados
Unidos à recessão, ao mesmo tempo que economias de países
como o Japão começavam a crescer. Nesta época também
surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das
revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a ‘era do
individualismo’. Eclodiam nesta época os movimentos musicais das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.”
Década
de 90
Vive-se em mundo pós Guerra Fria, com a
expansão da Globalização e a popularização da Internet. O mundo pós queda do
muro de Berlim. O Brasil assisti ao último grande movimento juvenil de rua – OS
CARAS PINTADAS.
“Otimismo e esperança seguiram o
colapso do Comunismo, mas os efeitos colaterais do fim da Guerra Fria estavam só começando, como o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia. A cultura jovem foi muito diversificada se ramificando
em tribos num universo social muito diverso que
foi desde o superficialismo e consumismo até a militância ambientalista e antiglobalizante.”
Anos 10 e 30 ficaram de fora por que em
termos culturais são menos interessantes ou no caso dos anos 30 muito
semelhantes aos anos 20 e um pouco com os anos 40. Já a década de 80 ficou de
fora por que já foi tema do teatro da JJ em 2010.
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