28 de jun. de 2010

Teatro, Videoclipe e Blog - REGRAS !!!!

Teatro do Ensino Médio

Tema: Anos 80 – O Legado de Uma Geração

Objetivo: desenvolvimento de uma peça de teatro – como importante recurso pedagógico para expressão e comunicação dos alunos – a partir do aprofundamento dos estudos sobre os anos 80, não apenas do ponto de vista histórico, como também, e principalmente, do ponto de vista cultural, pois os estudos históricos na atualidade estão voltados para esse foco. Dando, portanto, importância aos “fatores ideológicos, isto é, o papel do imaginário, do sistema de valores, das imagens que servem para explicar o mundo” (FALCON)

Entregar o texto até o dia 20 de Agosto de 2010 às 12h30.


Entregar também um Release sobre o teatro para ser apresentado aos jurados

Seguir todas as orientações de organização que foram passadas no 1º trimestre nas aulas de História e que estão disponíveis no site: http://sites.google.com/site/professorrafaelnoronha/teatro-em---anos-80

Critérios a serem avaliados:

01. Coerência com o tema e o contexto histórico
02. Criatividade (desenvolvimento do tema, linguagem, figurino, músicas e apresentação como um todo)
03. Coerência com a proposta da Jornada.
04. Originalidade

Observação: o teatro da jornada foi eleito em sala de aula no 1º TRIMESTRE (vocês tiveram tempo para arrumar o teatro, se deixar para última hora isso vai prejudicar sua equipe e vocês nos estudos), por isso ele deve ser coerente ao que foi apresentado, no entanto isso não significa que a peça teatral não deva sofrer aperfeiçoamentos e até novas cenas ou personagens.

  • Tempo de duração: 10 minutos no mínimo e 15 minutos no máximo.

VÍDEOCLIPE da JORNADA

Tema: Marcas que Deixamos nos Outros

Temática: O Legado do ponto de vista pessoal, valendo da emoção ou do humor, sem apelação com o tema: Marcas Que Deixamos nos Outros. A relação desse tema com a História é a ideia da reflexão que devemos fazer constantemente sobre a questão do legado e dos valores presentes em nossa sociedade hodierna, que se contenta com informação apenas e não com o conhecimento, que se vende ao imediatismo, que se corrompe em busca de resultados e que se esvazia do aprofundamento das relações humana. “E o que o ser humano mais aspira é tornar-se humano” Clarice Lispector

Entregar o Videoclipe, em formato de DVD até o dia 10 de Setembro de 2010 às 12h30.

Entregar também um Release sobre o videoclipe para ser apresentado aos jurados

Seguir todas as orientações de organização que foram passadas no 2º trimestre nas aulas de História e que estão disponíveis no site: http://sites.google.com/site/professorrafaelnoronha/videoclipe---ensino-medio

Critérios a serem avaliados

01. Coerência com o tema proposto e com os valores da Jornada.
02. Criatividade e originalidade.
03. Qualidade do videoclipe (imagens, som) e observância que o videoclipe tenha cara de videoclipe.

Observação: o videoclipe foi eleito em sala de aula no 2º Trimestre por isso ele deve ser coerente ao que foi apresentado, no entanto isso não significa ele não deva ser aprimorado, aproveitando ideias de outros grupos para ser apresentado na jornada.

  • Tempo de duração: 3 minutos no mínimo e 5 minutos no máximo.


Blog da Jornada

No ano passado as equipes tiveram que criar seu próprio espaço on line. Em 2010 esse espaço estará concentrado em único Blog http://jornadadajuventudeinsa.blogspot.com, que a partir do 2º semestre será alimentado com postagens feitas também pelas equipes. Cada uma deverá desenvolver um critério de como isso deverá ser realizado para motivar a participação de todos, para que não fique somente concentrado nas mãos de alguns.

Observe as datas de postagem de cada equipe:


01. 13 de Agosto – Equipes Paz e Vida – Cada equipe deverá preparar um texto falando das expectativas, da preparação e da motivação para a Jornada 2010.

02. 20 de Agosto – Equipe Paz – Vídeo Motivacional (mandar o link do Youtube)

03. 27 de Agosto – Equipe Vida – Vídeo Motivacional (mandar o link do Youtube)

04. 03 de Setembro – Equipe Paz – tema livre! Sejam criativos!

05. 10 de Setembro – Equipe Vida – tema livre! Sejam criativos!

06. 17 de Setembro – Equipes Paz e Vida – DESAFIO: texto único a ser desenvolvido por membros das duas equipes falando sobre a JORNADA DA JUVENTUDE e o TEMA desse ano.

07. 30 de Setembro – Equipe Paz e Vida – Após a Jornada cada Equipe deverá escolher alguém ou um grupo de alunos para escrever um depoimento para a Jornada de 2010: o que aprendeu? O que marcou? Etc...


Os textos, links, imagens, enfim, a postagem da equipe deverá ser enviada até 23h59 do dia marcado para o e-mail do Professor RAFAEL (passado em sala de aula - coloque no ASSUNTO do E-MAIL: POST - BLOG - EQUIPE PAZ ou EQUIPE VIDA) valendo ponto de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário