30 de mai de 2011

Fique Ligado - ATIVIDADES PRÉ-JORNADA

  1. CAMISA DAS EQUIPES
a)      Equipe Vida: amarela / Equipe Paz: azul
b)      Desenho preparado pelas equipes. O quanto antes for preparado, melhor.
c)      Data limite para análise do desenho: até 31 de maio (terça-feira).


  1. DANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
a)      Música Internacional (foi votação dos alunos)
b)      Entrega das músicas para análise: até 31 de maio (terça-feira).


  1. TRANSFORMAÇÃO
a)      Este ano não será permitido maquiador profissional. Cada equipe terá um fiscal na outra equipe.
b)      Além da transformação será contada também a performance no palco.
c)      As tranformações: 6º ano: Charles Chaplin e Noiva Cadáver; 7º ano: Ace Venture e Barney (Flinstones); 8º ano: Casal Simpsons; 9ºano: Edward, mãos de tesoura e Gessy (Toy Store); Ensino Médio: Fred e Calipso (Piratas do Caribe)
d)     Cada transformação vale 01 ponto. Nenhuma delas deve ter acompanhante no palco além da listagem proposta.


  1. JÚRI NO PERÍODO DA MANHÃ DE QUINTA E SEXTA-FEIRA
a)      Já estão confirmados pelos alunos: Quinta-feira: Rodolfo, Myria, Angela Cristina e Miguel
      (Período da manhã)                    Sexta-feira: Miguel, Tales, Angela Pereira e Gilson
      b) Ainda combinaremos o júri do período da tarde.


  1. FESTA JUNINA
a)      Dezesseis pais ou avós (não precisam ser casais) no mínimo. Podem ser padrastos. O mesmo número para ex-alunos.
b)      Pode ser completado com mais pais ou ex-alunos no momento da quadrilha (ou seja, a participação é livre mas só serão contadas dezesseis pessoas).
c)      A relação com – no mínimo - os dezesseis nomes deverá ser entregue até na sexta-feira (10/06) no período da manhã tanto para ex-alunos como pais, e será conferida na noite da dança. Só contará pontos quem estiver na relação entregue e presente.
d)     É considerado ex-aluno aquele que é formado no 3º Ensino Médio no INSA ou saiu por mudança de cidade ou curso técnico.
e)      Após iniciar a quadrilha, qualquer atraso poderá entrar na dança mas não contará pontos.
f)       Pais com filhos nas duas equipes contarão pontos para as duas equipes
g)      Caso as duas equipes não atinjam os dezesseis combinados, vence quem chegar mais próximo a este número, estabelecendo as condições acima.
h)      Qualquer estratégica para conseguir pais ou ex-alunos deverá ser passada para a Coordenação da Jornada para aprovação ou não. (Dar ingresso no lado de fora é válido).


  1. DANÇA DOS PAIS
a)      Música atual (nacional ou internacional), conforme o decidido pelas equipes
b)      Não valerá pontos na Jornada, será considerada Prova Cumprida.
c)      Poderá ser envolvidos avós e pais de outras salas (Dom Bosquinho, Ens. Fundamental I, Funcionários e pais de ex-alunos)


  1. ARRECADAÇÃO
a)      Vence quem trazer mais em cada mantimento.
b)      A ser arrecadado: bolacha (sal ou doce), sabonete, papel higiêncio, leite de caixinha e pasta de dente (todos eles de acordo com o tamanho e peso tradicionais de cada produto)
c)      Será marcado o dia da entrega da arrecadação.

  1. CARTAZ EM INGLÊS OU ESPANHOL
a)      Tema: “Jornada Mundial da Juventude 2011 (Madrid)” (foi proposta dos alunos)
b)     Responsáveis: 6º, 7º e 8º ano – 01 aluno de cada sala.


  1. TELA
a)      Tema “Uma paisagem do INSA”. Pintar uma paisagem do Oratório ou Dom Bosquinho. Não é criar algo, mas “repassar” uma imagem do INSA para a tela.
b)     Responsáveis: 7º e 8º ano – 01 aluno de cada sala.


  1.  NO LUGAR DA PROVA ARGILA  ENTROU A PROVA DA MAQUETE
a)      Criar uma nova portaria do INSA, tendo como referência a rua Dom Bosco (rua 9)”
b)      Poderá ser utilizado qualquer tipo de material na maquete: isopor, madeira, argila, lego, arame, pintura... estes materiais estão decididos pelas equipes em comum acordo.
c)      Não deverá ser nada fora da realidade: terá que ser um projeto realista, adequado à estrutura do INSA.
d)     Nenhum material poderá estar pré-preparado. Será apresentado todo o material no palco do INSA.
e)      Será necessário uma estrutura de madeira para apoia a maquete.
f)       Responsáveis: 02 alunos do 9º ano e 01 aluno do Ensino Médio


  1.  O QUE CANCELAMOS
a)      A partir deste ano não usaremos as paredes “que dão as costas” para as Equipes na decoração. Elas ficarão abertas para a ventilação. Usaremos as laterais e fundo do palco.
b)      Não teremos neste ano a Prova Relâmpago fora de Cruzeiro.
c)      Não teremos também a Prova do Legado Musical.


  1.  O QUE JÁ ESTÁ GARANTIDO (ACORDO FECHADO) PARA ESTE ANO:
a)      O carro de som para a Caminhada Salesiana
b)      Quase certa a estrutura de ilumnação do DJ Pantera (igual ao ano de 2009). Pedimos, neste ano, para nenhuma equipe usar a decoração de “estrela” na quadra.

  1.  O QUE TEMOS QUE ESTAR ATENTOS
a)      A estrutura das reuniões na hora do intervalo
b)      A “sobra” de dinheiro no final da Jornada (ponto importantíssimo!)


  1.  PORTIFÓLIO
a) Os potifólios das equipes de 2009 e 2010 estão à disposição para consulta (contém andamento das reuniões, pedido de patrocínio, etc). Deverão ser utilizados o próprio INSA


  1.  O QUE PRECISAMOS CRESCER PARA ESTE ANO (Pedido dos alunos ano passado)
a)      “Algumas pessoas querem assumi tudo na Jornada e depois falam que estão correndo sozinhas na última semana”
b)      “Muita gente quer ajudar mas não encontra espaço. Fica sempre nas mãos dos mesmos. Precisa integrar mais”
c)      “Algumas ideias são discriminadas, não são ´levadas a sério’ de acordo com quem fala”
d)     “É necessário confiar mais nas pessoas. Supervisionar e deixar dar passos”
e)      Conclusão: somos convidados a realizar um conceito novo de liderança, estabelecendo a escuta, a divisão de tarefas, um clima verdadeiro de participação do que competição. Esta deve ser a nossa contribuição nesta Jornada.


  1.  GASTOS PREVISTOS
a)      Estrutura de iluminação: R$ 900,00 (entrou no lugar dos fogos do encerramento)
b)      Painel: ver orçamento (já está preparado. Será usado para os outros anos)
c)      Lanche comunitário na quinta-feira antes do Terço: por conta das equipes
d)     Almoço na sexta-feira: ver previsão com a Cláudia
e)      Cachorro-Quente e Refrigerante após a Caminhada na sexta-feira: média de R$ 400,00


“O que somos é um presente de Deus. Em que nos transformamos é o nosso presente a Ele”
Dom Bosco

  
1. MURAIS
      a) Serão entregues dois murais para cada equipe (menos que os outros anos devido ao seu tamanho)
          Os dois terão que contar com o nome “Jornada da Juventude”
      b) Tema do primeiro mural: “A Juventude Salesiana te chama... Que juventude é esta?”
           É obrigatório colocar o tema acima. Deve ser tratado o jeito salesiano de ser e viver: aprovação nos vestibulares, eventos esportivos, culturais, momentos de formação, Semana Missionária, Olimpíadas, Jornada da Juventude, Pastoral, ambientes do INSA, o diferencial da escola, etc
      c) Tema do segundo mural: Apresentação da própria equipe.
           Neste mural a equipe falará sobre si. Poderá ter um slogan escolhido pela própria equipe. É uma forma de unir os alunos através do mural.
d) Importante: use a criatividade. Fatos, fotos, depoimentos, estilo jornalístico, estilo de gibis, mensagens... O mural não poderá ser perfurado ou pintado. É obrigatório encapá-lo. Nada poderá passar do tamanho do mural. Deverá ser feito em colagem sob uma folha e esta sobre o mural com fita. Não usar dupla face.
e) Entrega do mural: 24 de agosto (quarta-feira)

2. FESTIVAL DA CANÇÃO - ESTILO CORAL
Salas envolvidas: 6º, 7º e 8° ano
Qualquer música do Folheto de Canto da Jornada deste ano.
Importante: Use a criatividade (encenação, coreografia...). Pode ser mais de uma música, desde que não seja cansativo.

3. FESTIVAL DA CANÇÃO - MÚSICA INÉDITA
Salas envolvidas: 9º ano e Ensino Médio
Letra e Melodia: inédita
Tema: Livre

4. QUEM SABE LEVA A VELHA!
Três alunos de cada equipe:
01 aluno do 7º ano: Agenda Escolar: 2011 – Ano Internacional das Florestas (início da agenda)
01 aluno do 9º ano: Agenda Escolar: Almanaque 2011 (final da agenda)
01 aluno do Ensino Médio: Atualidades

5. DIA DA CONSCIÊNCIA (entrou no lugar da Semana do Meio Ambiente)
Tema: “Superar o Bullying é uma chance de recomeçar”
Salas envolvidas: 8° e 9° anos
Tempo de apresentação: 07 minutos
Dia: 27 de junho de 2011 (segunda-feira)
Proposta feita conjuntamente com a aula de História

6. TEATRO
Tema: “Olhando o passado para recomeçar”
Salas envolvidas: Ensino Médio
Proposta feita conjuntamente com a aula de História - Apresentação dia 28 de Maio na Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário